Skip to content

Biografia

Advogado, graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2006, dedicou-se, naquela época, às atividades estudantis. Pelo Centro Acadêmico Eduardo Lustosa (Cael), por exemplo, foi o editor da Revista Pilotis, publicação de artigos dos alunos do curso. Foi, também, eleito para representar o corpo discente na Comissão Geral do Departamento de Direito e no Decanato.

Também naquela época, foi contemplado com bolsa de estudos de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) sobre o tema “Direitos da Propriedade Intelectual”, rendendo-lhe o convite para a monitoria nesta disciplina. 

Organizou, ainda, palestras e seminários naquele tempo, destacando-se a Aula Inaugural com o Professor Dênis Borges Barbosa e a Semana do Direito, com a abertura do catedrático português, Professor José de Oliveira Ascensão.

Em 2002, iniciou estágio profissional na Organização Não Governamental Viva-Rio, no projeto Balcão de Direitos, no atendimento jurídico aos moradores do Morro do Cantagalo, Ipanema. Em seguida, estagiou no escritório Rennó, Aragão e Lopes da Costa Advogados, atualmente Chediak Advogados, na área de Direito Societário. Foi, logo depois, admitido no escritório Trench, Rossi & Watanabe, Associado a Baker & McKenzie, Swiss Verein para, em 2006, ao graduar-se, iniciar atividades profissionais no tradicional Candido de Oliveira Bisneto, Advogados.

Com atuação nas áreas de Direito Civil, Comercial, Processual Civil, Mídias e Propriedade Intelectual, tornou-se sócio quotista em 2011 e desligando-se em 2013, quando assumiu cargo de Especialista Jurídico no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Na ocasião, atuou em quatro áreas: (i) comercial, na coelaboração e cogestão dos contratos de patrocínio e fornecimento em geral; (ii) Propriedade Intelectual, responsável pelos assuntos envolvendo broadcasting; (iii) Infra-estrutura: na gestão em colaboração dos contratos e assuntos envolvendo a Vila dos Atletas; (iv) Projeto Dissolução, sendo esta última até fevereiro de 2017.

Atualmente, dedica-se ao seu próprio escritório, sediado no Rio de Janeiro, com atividades consultivas e de assessoria em determinadas áreas, destacadas em outra seção deste site.

E, tendo em vista notória expertise, exerce, ainda, a atividade de Consultor para a Abreu Advogados, um dos maiores escritórios de Portugal e premiado pelo Financial Times como a firma mais inovadora portuguesa.

Colabora também como Consultor para temas de propriedade intelectual no Vieira Rezende Advogados, Brasil.

É, também, cofundador do N8 For Startups, premiada plataforma dedicada ao ecossistema das startups.

Paralelamente às atividades profissionais, e em continuidade à monitoria da disciplina “Direitos da Propriedade Intelectual” acima mencionada e, em razão de graduar-se, passou a atuar como Professor Substituto desta disciplina. Já em 2012, assumiu a coelaboração e organização da Disciplina “Mídias e Direito” para os alunos de Direito e a disciplina “Propriedade Intelectual” para os alunos do Departamento de Artes & Design da PUC Rio.

Concomitantemente, em 2013, concluiu curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e, em 2014, início curso de Mestrado pelo Programa de Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na área de concentração em Inovação e Propriedade Intelectual, cuja dissertação de conclusão de curso, intitulada “Os Direitos Autorais e o Fomento Indireto nas Obras Audiovisuais Cinematográficas” poderá ser acessada em outra seção deste site.

A partir de 2017, com 36 anos de idade, iniciou o Doutoramento nesta tradicional Universidade. Diante do seu desempenho acadêmico, foi agraciado com uma bolsa de estudos pelo CNPq/Capes, programa “Doutorado Sanduíche”, dando inicio, assim, a sua residência e experiência na Europa, ao cursar parte do Doutorado na Universidade Clássica de Lisboa. Em 2023, defendeu a tese “Copycats: a imitação na inovação”, recebendo, portanto, o maior grau acadêmico.

Destaca-se, ainda, em sua biografia, demais atividades profissionais, acadêmicas e sociais, sendo elas: 

(i) Publicações de mais de dez livros e artigos em diversas revistas científicas e especializadas, em periódicos e jornais, entre eles o Direito Para Startups, já em sua segunda edição.

(ii) Palestrante em diversos Seminários, Congressos e Festivais, destacando-se o WebSummit, Lawtech Conference, Rio Innovation Week, Congresso Internacional da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), Festival Internacional de Literatura de Paraty (FLIP), Ancine, Universidade de Direito de Coimbra, Faculdade de Direito de Lisboa, Congresso de Direitos Autorais de Florianópolis (CODAIP), Los Angeles Brazilian Film Festival, Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, Festival de Cinema do Rio de Janeiro, Rio2C, EMERJ, Ministério Público do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, OAB/RJ, ESA, IAB, entre outros.

(iii) Presidente da Comissão de Direitos Autorais da OAB/RJ em 2013. Vice-Presidente da Comissão de Direito Para Startups da OAB/RJ, desde 2017.

(iv) Professor nos programas de Graduação e Pós-graduação da Escola de Direito da FGV Rio, com destaque para a Coordenação do Laboratório de Assessoria Jurídica às Novas Tecnologias (Lajunt), no MBA Venture Capital e Private Equity, e nos cursos LL.M Direito dos Negócios, LL.M Inovação e Direito, Direito Para Startups, além do E-learning.

(v) Conselheiro na Fecomercio São Paulo e no Comitê Jurídico da Associação Brasileira de Startups